Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empresas ainda podem se beneficiar da Decisão que Excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS

Publicado por Antonella Aramayo
há 7 anos

No último dia 15 de março o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por meio de julgamento do RE 574706 que ICMS não pode fazer parte da base de cálculo quando você calcula o PIS e o COFINS.

A decisão tem repercussão geral, ou seja, vale para todos os processos, em todas as instâncias judiciais.

Para empresas que querem recuperar o PIS e o COFINS, com base nessa a decisão do STF que excluiu o ICMS da base de cálculo, o caminho é ingressar com uma ação judicial, para que possam recuperar o que pagaram a mais nos últimos cinco anos.

Nesse caso é importante reunir documentos e fazer uma apuração criteriosa identificando os valores já pagos, o que fundamentalmente exige um profissional contábil e jurídico especializado no tema.

Esse procedimento dará acesso ao seu crédito de PIS e COFINS originado da exclusão da base de cálculo do ICMS. Que poderão ser compensados com tributos federais, inclusive INSS.

O ingresso das ações será possível enquanto a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional aguarda a publicação da decisão para interpor embargos declaratórios. Caso o contribuinte deixe para entrar com a ação depois que o STF julgue a modulação, é possível que não se consiga recuperar esse valor.

  • Sobre o autorADVOGADOS ESPECIALISTAS NA SUA CAUSA
  • Publicações7
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações58
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-ainda-podem-se-beneficiar-da-decisao-que-excluiu-o-icms-da-base-de-calculo-do-pis-e-da-cofins/444136793

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)